Implante dentário: quais casos o seguro cobre?

by topsegurosaude on May 2, 2012


É cada vez maior o número de brasileiros que recorrem a um seguro odontológico ou que contratam planos de saúde com extensão de cobertura para tratamentos dentários. Com os altos custos dos procedimentos particulares, o crescimento na renda média do brasileiro, bem como os altos recursos tecnológicos (que tornam a maior parte dos tratamentos muito mais indolores do que alguns anos atrás), a procura por planos odontológicos ou tipos de convênio médico que incluam tratamentos bucais, vem se tornando cada vez mais comum, embora, por outro lado, muitas pessoas desconhecem a extensão dos serviços que estão contratando. Uma das dúvidas mais corriqueiras de quem contrata planos de saúde dentários é saber quais são as coberturas inclusas nos planos básicos. Implante dentário, por exemplo, é coberto pelas operadoras?

cobertura implante dentario

A maioria dos planos de saúde dentários oferece cobertura básica que comporta consultas, restaurações, radiografias, tratamentos de canais e gengivas, extrações, pequenos procedimentos cirúrgicos, atendimento nacional de urgência entre outras vantagens, geralmente, oferecidas por uma quantia mensal bastante razoável à classe média brasileira.

impante dentario segurosEntretanto, implante dentário é um exemplo de cobertura que raramente consta na lista de serviços amparados pela seguradora (as últimas regulamentações da ANS, por exemplo, não menciona obrigatoriedade desse tipo de cobertura), em função dos altos custos. Como os valores repassados pelo convênio médico aos especialistas é baixo, pouquíssimos se submetem a fazer o procedimento e, quando o fazem, acabam lançando mão, em geral, de materiais mais baratos e alternativos, o que pode até colocar em risco sua saúde bucal.

O mais comum nos casos de implante dentário é que a operadora de saúde ofereça aos clientes tabelas de preços mais vantajosas, disponibilizando uma lista de profissionais que realizam o procedimento com desconto.
impante dentario saude

O fato é que implantodontia é procedimento de alto grau de complexidade e exige os melhores profissionais e materiais possíveis, a fim de reduzir ao máximo, quaisquer riscos inerentes à cirurgia. Dessa maneira, como são raríssimos os convênios que cobrem esse tipo de procedimento, vale a pena consultar se o seu plano ao menos possui algum tipo de desconto ou lista de profissionais credenciados.

Anterior:

Seguinte:

Deixe um comentário