SUS- Sistema Único de Saúde

by topsegurosaude on August 26, 2011


O Sistema Único de Saúde (SUS), criado em 1988, é um sistema público destinado a atender toda a população brasileira em caso de necessidade de acesso aos serviços de saúde. O SUS abrange postos de saúde, hospitais, laboratórios e institutos de saúde.

Presente em todo o país, o Sistema Único de Saúde oferece seguro saúde a todos os brasileiros. Apesar disso, muita gente prefere contar com planos de saúde particulares, já que o SUS não consegue atender, na maioria dos estados brasileiros, toda a demanda populacional que necessita de auxílio médico diariamente, principalmente em relação ao atendimento ambulatorial.

Para o bem estar e saude de todos

De acordo com a Constituição Federal de 1988 e a Lei Orgânica de Saúde de 1990, o SUS deve oferecer acesso integral e universal gratuito para toda a população do país, possibilitando o acesso a diversos serviços de seguro saúde, como consultas, exames, internações, campanhas de vacinação e ações preventivas e de vigilância sanitária.

Atualmente, participam do SUS, além dos centros e postos de saúde, hospitais universitários brasileiros, hemocentros, serviços de Vigilância Sanitária, Epidemiológica e Ambiental, fundações, como a Oswaldo Cruz, e institutos, como o Vital Brazil. Através do SUS também é possível realizar transplantes de órgãos.

SUS garante atendimento

Mesmo com suas deficiências, o Sistema Único de Saúde – SUS, conta com grandes hospitais e centros de referência, como é o caso do Hospital das Clínicas, em São Paulo, Campinas, e na cidade de Ribeirão Preto, o Hospital do Rim e Hipertensão, o Instituto do Coração (Incor), o Instituto do Câncer, além de outros centros médicos e institutos especializados.

Se você tem ou não um seguro saúde particular, lembre-se que é seu direito ter acesso aos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde. Outras informações sobre o SUS podem ser obtidas via internet, através do site do Ministério da Saúde ou nos hospitais e centros médicos que atendem os usuários do Sistema para mais dicas úteis

Atendimento para a saude cardiaca

 

Anterior:

Seguinte:

Deixe um comentário